logo RCN

Defesa Civil leva informações do Projeto Piava para alunos de Joinville

  • Foto: Secom / Divulgação -

Estudantes recebem orientações essenciais para evitar tragédias em rios e aprendem sobre preservação ambiental

A Defesa Civil de Joinville deu continuidade ao Projeto Piava - Prevenção a Incidentes e Afogamento no Verão, com uma visita à Escola Municipal Prefeito Max Colin, localizada no bairro Iririú, na última quinta-feira (26). Esta atividade visa conscientizar os estudantes sobre medidas de segurança em ambientes aquáticos e fornecer informações cruciais para evitar afogamentos e acidentes traumáticos.

Nesse encontro, a Defesa Civil compartilhou orientações sobre como desfrutar com segurança dos rios durante as atividades de lazer. O foco é prevenir tragédias e proteger vidas, criando um ambiente seguro para a diversão no verão.

Os alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental receberam os agentes da Defesa Civil, que adotaram uma abordagem lúdica para explicar como o órgão age para restabelecer a normalidade em casos de desastres e como prevenir essas situações.

Além da prevenção de afogamentos e acidentes em ambientes aquáticos, os estudantes também foram instruídos sobre a importância da preservação ambiental. Os agentes destacaram questões relevantes, como deslizamentos de terra, alagamentos, inundações, tempestades e o impacto negativo do descarte inadequado de lixo nos rios.

Júlia Beatriz Bento, de 8 anos, compartilhou seu aprendizado: "Aprendi que não pode jogar o lixo no rio porque faz mal. E se a árvore está inclinada, pode cair em cima da casa, vou passar para os meus pais o que aprendi hoje."

A importância desse tipo de educação preventiva não passou despercebida pela equipe da escola. Roberta de Godoi Ribeiro Monteiro, auxiliar de direção da Escola Municipal Prefeito Max Colin, comentou: "Nessa idade, dos alunos dos 3º e 4º anos, eles já estão formando as questões do medo e do perigo. É fundamental esse trabalho da Defesa Civil nas escolas. Aqui, temos na nossa região Leste, a Baia Babitonga, o projeto fala sobre prevenção de afogamentos. É bem importante fazer essa conscientização com os alunos."

O agente da Defesa Civil, Fabene Cruz, explicou o propósito do Projeto Piava: "O projeto consiste em alertar as crianças nesse período do ano sobre afogamentos, como se cuidar, o que deve ser feito e o que não deve ser feito. A nossa apresentação é feita com a participação das crianças. Nosso objetivo é salvar vidas e levar informações para diminuir o número de acidentes."


Cuidados nos banhos de rio

Sempre deve ter um adulto supervisionando a criança nos rios

Escolher um lugar seguro

Conhecer a profundidade do rio

Observar a correnteza

Verificar a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos

Observar as condições climáticas e eventos como enxurradas

Evitar mergulhar (os incidentes mais sérios ocorrem em mergulhos)

No caso de afogamentos, procure materiais flutuantes como boias e bolas para arremessar para a pessoa na água

Se tiver que buscar a pessoa na água, evite pegá-la pela frente.

Projeto Anterior

Projeto "Trânsito e Cidadania" de Joinville é destaque em Seminário Internacional de Segurança Viária

Joinville inaugura primeira Clínica Especializada em Saúde da Mulher Próximo

Joinville inaugura primeira Clínica Especializada em Saúde da Mulher

Deixe seu comentário